Bulek

Abertura de Empresa

Juntamente com o planejamento tributário, onde ambos devem ser elaborados em conjunto, a complexidade de uma abertura de empresa envolve desde quais serão os sócios envolvidos e o capital que irão dispor para constituir o capital social da sociedade.

Definição de onde será a sede, ou ponto comercial da empresa.

Qual será seu objetivo comercial, ou seja, atividade pretendida para posterior pesquisa do código específico correspondente.

Quais serão as obrigações e deveres das pessoas físicas envolvidas no negócio para constituição da pessoa jurídica.

Formas de contabilização e periodicidade de fechamentos contábeis.

Definição de quais serão os sócios gerentes e sócios quotistas, suas responsabilidades, deveres o obrigações, bem como forma de distribuição de lucros e responsabilidade para fins de recolhimento de Pró Labore, ou seja, retirada mensal do sócio gerente.

Após a definição de todos os itens acima, será constituído o contrato social, e posteriormente a sua aprovação, deverão ocorrer os registros nos demais órgãos federais, estaduais e municipais, bem como de acordo com características de cada atividade, serão solicitados registros e licenças específicas.

Enfim, a complexidade é grande mas cabe ao consultor contábil orientar seu cliente na melhor e mais correta forma de trabalho como empresário.