Segunda a Sexta: 08h - 12h e 13:30h - 18h

CRCPR-PJ: 8.695-O-6

Hoje, vamos falar sobre um assunto muito importante: as consequências de não declarar o Imposto de Renda. Confira quais são e evite problemas futuros.

1. Multa por Atraso na Entrega
A primeira e mais imediata consequência de não declarar o Imposto de Renda é a multa por atraso. Essa multa é de no mínimo R$ 165,74, podendo chegar até 20% do valor do imposto devido.

2. Juros sobre o Valor Devido
Além da multa, o contribuinte também estará sujeito a juros sobre o valor devido. Esses juros são calculados com base na taxa Selic e podem aumentar consideravelmente o valor a ser pago.

3. Restrições no CPF
Outra consequência grave de não declarar o Imposto de Renda é a restrição no CPF. Isso significa que o contribuinte pode ter dificuldades para abrir conta em banco, obter empréstimos, tirar passaporte, entre outras limitações.

4. Problemas com a Receita Federal
Por fim, não declarar o Imposto de Renda pode levar a problemas com a Receita Federal. O contribuinte pode cair na malha fina e, em casos mais graves, pode até mesmo ser acusado de sonegação fiscal, o que é um crime.

Como você pode ver, as consequências de não declarar o Imposto de Renda são sérias e podem trazer muitos problemas. Portanto, é sempre recomendável fazer a declaração dentro do prazo e evitar dores de cabeça futuras. Se você tiver dúvidas ou precisar de ajuda para fazer sua declaração, a Bulek Contabilidade está à disposição para ajudá-lo. Entre em contato conosco!
 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site.

Ao continuar, você concorda com os nossos Termos de uso e política de privacidade .

Aceitar