Segunda a Sexta: 08h - 12h e 13:30h - 18h

CRCPR-PJ: 8.695-O-6

Você sabe quais são os documentos importantes que devem ser entregues ao seu contador todo mês? Eles são essenciais para manter a sua contabilidade em dia e evitar problemas com o fisco. Vamos explicar quais são esses documentos e por que eles são tão importantes. Confira!

Notas fiscais de entrada e saída: elas devem ser emitidas sempre que houver uma transação comercial, seja com clientes, fornecedores, transportadoras ou outras empresas. Elas também servem para calcular os impostos devidos pela empresa, como ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS, entre outros.

Conhecimentos de transporte: eles comprovam o transporte de cargas entre origem e destino. Devem ser emitidos sempre que houver uma prestação de serviço de transporte, seja rodoviário, ferroviário, aéreo, entre outros. Eles também servem para calcular os impostos devidos pelo serviço de transporte.

Comprovantes de pagamentos de impostos e contribuições: eles devem ser emitidos sempre que houver um pagamento de imposto ou contribuição, seja federal, estadual ou municipal. Eles também servem para comprovar a regularidade fiscal da sua empresa perante os órgãos competentes, como Receita Federal, Secretaria da Fazenda, INSS, FGTS, entre outros.

Recibos de pagamento de funcionários, autônomos e fornecedores: evidenciam os gastos com a folha de pagamento e os serviços contratados pela sua empresa. Eles devem ser emitidos sempre que houver um pagamento de salário, pró-labore, comissão, bônus, gratificação, hora extra, adicional, férias, 13º salário, rescisão, vale-transporte, vale-refeição, entre outros. Eles também servem para calcular os impostos e as contribuições devidos pela sua empresa.

Extratos bancários: mostram os movimentos financeiros da sua empresa e devem ser emitidos sempre que houver uma movimentação na sua conta bancária. Eles também servem para controlar o fluxo de caixa da sua empresa, bem como verificar a concordância entre os registros contábeis e os dados bancários.

Contratos de serviços, aluguéis e de compra de bens: formalizam as relações comerciais da empresa, sejam com clientes, fornecedores, locadores, locatários, entre outros. Eles devem ser emitidos sempre que houver uma contratação de serviço, um aluguel ou uma compra de bem, seja móvel ou imóvel. Eles também servem para gerar efeitos contábeis e fiscais, como receitas, despesas, ativos, passivos, depreciação, amortização, entre outros.

Esses são os documentos importantes, que devem ser entregues ao seu contador todo mês, de preferência em formato digital, para facilitar o trabalho e evitar perdas ou danos. Assim, você garante a qualidade e a confiabilidade das informações contábeis.

Se você precisa de uma contabilidade de qualidade, que te oriente e te apoie nas decisões, conte com a Bulek Contabilidade. Entre em contato conosco e saiba mais. 😊
 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site.

Ao continuar, você concorda com os nossos Termos de uso e política de privacidade .

Aceitar